Jesus gosta de ousadia. Quando ele estava pregando sobre a oração, ele até contou uma parábola onde a heroína é uma siro fenícia
Em uma certa cidade havia um juiz que nem temia a Deus nem se importava com o que as pessoas pensavam. E havia uma viúva naquela cidade que continuava chegando a ele com o pedido: 'Conceda-me justiça contra o meu adversário'. Por algum tempo ele se recusou. Mas finalmente ele disse para si mesmo: 'Mesmo que eu não tenha medo de Deus ou me importe com o que as pessoas pensam, mas porque esta viúva continua me incomodando, eu vou ver que ela tem justiça, para que ela não venha e venha me atacar! (Lucas 18: 2-5)
Para pegar a deriva de Jesus, você precisa ouvir a ironia total de sua parábola. O juiz da parábola não se importa com as necessidades da viúva, mas Deus é exatamente o oposto! Ele é o defensor apaixonado das viúvas. Deus emite o mais forte dos avisos para quem maltrata:
Qualquer viúva ou órfão não é para afligir. Oh, se você aflige, aflige-os! Porque então clamarão, clamarão a mim, e eu escutarão, atendendo ao seu clamor, a minha ira se incendiará, e eu te matarei à espada, de modo que vossas mulheres tornem-se viúvas e vossos filhos, órfãos! (Êxodo 22: 22-24, Everett Fox trans.)
De fato, Deus era bem conhecido como “pai do órfão, defensor da viúva” (Salmos 68: 5). Mas a palavra para “defensor” aqui é na verdade shophet (sho-FET), ou “juiz”. Um shophet é aquele que traz justiça, no sentido de defender os desamparados e justificar os injustiçados. O magistrado fervoroso da parábola de Jesus não poderia estar mais longe da realidade de Deus.
Você pode ouvir Jesus sorrindo enquanto faz essa comparação ridiculamente irônica. Se até mesmo um funcionário da corte insensível vai ajudar uma velha senhora que continua importunando-o, quanto mais Deus, que apaixonadamente cuida de viúvas e órfãos! Nesta história, Jesus estava exortando seus seguidores a serem persistentes na oração, estimulando-nos a continuar corajosamente chegando a Deus.
(Trecho de Walking in the Dust of Rabbi Jesus , Zondervan, 2012)
Jesus gosta de ousadia
Reviewed by Irismar Oliveira
on
junho 18, 2019
Rating:

Nenhum comentário: